O tratamento com o CPAP é o tratamento mais comum para pessoas que sofrem com a síndrome da apneia obstrutiva do sono. E, para fazer o uso desse equipamento que fornece pressão de ar constante, é necessária uma conexão de mangueira e uma máscara. Algumas pessoas têm problemas como máscara mal ajustada ou com vazamento, dificuldade em adormecer, além de ficarem com a boca seca e possíveis fissuras nasais. Felizmente, para todos os problemas comuns de CPAP e desconforto encontrados, existem soluções para ajudar a respirar com mais conforto durante a noite.
- Dificuldade de ajuste – se acostumar a usar uma máscara de CPAP pode ser tornar um desafio para alguns usuários. Por isso, a recomendação é usar durante o dia também nos momentos de lazer, bem durante as sonecas diurnas para ajudar a se acostumar com a sensação no rosto.
- Desconforto geral – isso geralmente ocorre devido ao ajuste incorreto ou tamanho errado da máscara. Peça ao seu médico ou especialista em sono para orientar como ajustar a máscara adequadamente. Além disso, existem outros estilos de máscara que podem ser adequados.
- Reação alérgica – primeiramente interrompa o uso dessa máscara e entre em contato com o seu profissional. Em alguns casos, a limpeza pouco frequente no CPAP ou na máscara pode causar uma reação no rosto, parecida com alergias.
- Pressão Desconfortável – os recursos de “rampa” fornecem controle sobre a pressão do ar, começando baixo e aumentando até a pressão sugerida pelo seu médico. Em todo caso, a recomendação é consultar o médico sobre as alternativas possíveis.
- Nariz entupido ou corisa – considere usar um spray nasal ou enxágue na hora de dormir para evitar ressecamento excessivo e diminuir a chance de desenvolver uma irritante ferida nasal de CPAP. Máscaras com vazamento ou mal ajustadas também podem causar congestão nasal e feridas. Caso os sintomas persistam, procure orientação médica.
- Sensação de claustrofobia – exercícios de relaxamento podem ajudar, além de usar a máscara enquanto estiver acordado durante as tarefas diárias. Dê pequenos passos para se acostumar com a máscara, como apenas segurá-la no rosto, depois prenda-a, teste a pressão e assim por diante.
- Problemas para adormecer – praticar o uso da máscara quando acordado pode ajudar, como mencionado anteriormente, mas seguir um bom sono geral e hábitos de higiene também são indicações importantes. Evitar cafeína ou álcool antes de deitar, exercícios de meditação ou relaxamento e um banho quente são apenas alguns itens que podem ajudar.
- Boca seca – quem respira pela boca, provavelmente terá esse problema de CPAP. Por isso, junto com o profissional, verifique as melhores máscaras e métodos para evitar a boca seca.
- Remoção da máscara à noite – tirar a máscara durante o sono pode ser involuntário, mas também pode estar relacionado a desconforto ou congestão. No início, definir um alarme algum momento durante a noite para verificar se o dispositivo ainda está no lugar pode ajudar.
- Muito barulhento – a maioria dos novos modelos de CPAP são quase silenciosos, mas não é incomum achar o ruído incômodo. Verifique se não há bloqueio ou acúmulo no filtro de ar, tente usar tampões de ouvido para disfarçar o som, ou atualize seu dispositivo para um modelo mais novo e mais silencioso.
Embora alguns desses problemas de CPAP possam ser frustrantes, o uso dele traz enormes benefícios a longo prazo. Por isso, a recomendação de especialistas é insistir no tratamento e fazer o acompanhamento com um profissional de confiança.