A campanha nacional de alerta ao zumbido foi criada em 2006 pela Dra. Tanit Ganz Sanchez e no ano de 2012 recebeu o apelido de novembro laranja e cresceu rapidamente pelo Brasil.
A revista médica Jama Neurology mostrou que 14% da população adulta ao redor do mundo percebe sons no ouvido ou cabeça que não são sons externos, mais de 740 milhões de pessoas no mundo sofrem com o zumbido, ele ainda vem com o aumento de idade e não há diferença entre os gêneros.
De acordo com a OMS, o zumbido afeta 28 milhões de brasileiros, por isso é importante a divulgação e conscientização da campanha para conhecerem os problemas, sua forma de diagnóstico e tratamento.
(https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2022/11/5048936-novembro-laranja-740-milhoes-de-pessoas-sofrem-com-zumbido-no-ouvido.html)
O que é o zumbido?
Zumbido é quando uma pessoa escuta com frequência um som ou barulho incômodo que pode vir na forma de apitos, chiados que parecem uma panela de pressão, um barulho de abelha etc, sendo de um lado do ouvido ou dos dois.
IMPORTANTE: O ZUMBIDO É UM SINTOMA E NÃO A CAUSA DO PROBLEMA
Entenda sobre através de um vídeo de uma das nossas profissionais.
Quando o zumbido é preocupante?
Na maioria dos casos o zumbido aparece após uma longa exposição a ambientes ruidosos, mas também por ser um sintoma muitas vezes é um sinal de que algo não está certo.
É necessário procurar um profissional otorrinolaringologista para que ele possa analisar a causa e o possível diagnóstico.
O que pode gerar o zumbido?
Perda de audição (Muitas vezes o zumbido é um sinal para perda de audição).
Excesso de cera.
Infecções ou lesões no ouvido.
E alguns casos que não estão relacionados a audição, mas tem como efeito colateral esse zumbido, como diabetes, alimentação inadequada, doenças psiquiátricas, traumas acústicos, medicação, inflamações entre diversos outros diagnósticos. Por isso é importante procurar o profissional otorrinolaringologista, ele vai avaliar e diagnosticar e recomendando a melhor forma de tratamento.
(https://rrmedicina.com.br/zumbido-no-ouvido/)
Tratamento para o zumbido
O tratamento para zumbido vai depender muito do que o causou.
Remédios: Importante lembrar que não existe um remédio responsável pela cura do sintoma do zumbido, alguns são usados para tratar o respectivo problema que causou o zumbido ou para aliviá-lo.
O medicamento deve ser indicado pelo médico no período que respeito a utilização do medicamento.
Alteração na alimentação: Uma alimentação inadequada pode ser a causa do zumbido, assim como as doenças causadas. Quando se inicia o tratamento para que o sintoma do zumbido seja tratado ou aliviado é necessário alterar sua alimentação, assim o ajudando com que o tratamento seja mais eficaz.
Tratamento odontológicos: Algumas causas do zumbido estão relacionadas a saúde bucal, por isso, em caso de diagnósticos deste tipo o ideal é procurar um profissional odontológico.
Aparelhos auditivos: Alguns casos de diagnósticos de zumbido estão relacionados a perda auditiva, então o uso de aparelho auditivo acaba sendo recomendado para tratamento da perda auditiva e alívio do zumbido.
Mas como o aparelho pode aliviar com o zumbido? O aparelho auditivo vai mascarar o som do zumbido, utilizando estimulação acústica para estimular a região auditiva no cérebro.
(https://www.tuasaude.com/tratamento-para-zumbido-no-ouvido/)
Passou com o médico otorrinolaringologista e realizou o exame de audiometria? Caso tenha sido recomendado o uso de aparelho auditivo entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuitas com nossos profissionais.