Os distúrbios do sono são condições que afetam a qualidade do sono de uma pessoa. Essas condições podem variar desde dificuldades para dormir até diagnósticos crônicos que interferem no bem-estar do paciente.
Causas dos distúrbios do sono:
A ansiedade, o estresse e a depressão podem causas distúrbios do sono, como insônia. Situações estressantes, preocupações ou pensamentos intrusivos podem dificultar o relaxamento necessário para uma boa noite de sono.
Alterações hormonais podem afetar a noite de sono. Além disso, condições médicas, como dor crônica, apneia do sono e refluxo também são causas de distúrbios do sono.
Hábitos que atrapalham o sono, como uso de tela antes de dormir, consumo de cafeína ou álcool e não realizar atividades física podem desencadear distúrbios do sono.
O diagnóstico de distúrbios do sono envolve uma avaliação do profissional da área. Os passos para o processo de diagnóstico:
- O médico fará perguntas sobre suas noites de sono, se apresentou algum sintoma e quando esses sintomas costumam a aparecer, histórico médico e medicamentos em uso.
- O médico solicitará um exame de polissonografia, para que possa investigar melhor sua noite de sono. Este é um exame realizado enquanto o paciente dorme, no período noturno, em um laboratório de sono. Ele monitora várias variáveis, incluindo padrões de sono, frequência cardíaca, movimentos oculares e respiração.
- Dependendo dos sintomas, podem ser necessários outros exames para investigar possíveis causas, como distúrbios hormonais.
Tratamento dos distúrbios do sono:
O tratamento dos distúrbios do sono varia dependendo da causa e do diagnóstico, sendo algum deles:
Estilo de Vida: Estabelecer um horário para dormir e acordar, evitar cafeína e álcool antes de dormir e criar um ambiente de sono confortável, pode ser eficaz para algumas pessoas.
Dispositivos Médicos: A apneia do sono, por exemplo, pode ser tratada com o uso de do aparelho CPAP, que ajudam a manter as vias aéreas abertas durante o sono.
Tratamento de condições subjacentes: Se um distúrbio do sono for causado por uma condição médica subjacente, o tratamento dessa diagnóstico pode melhorar o sono.
É importante consultar um profissional se você tiver problemas recorrentes durante a noite de sono, pois o diagnóstico e o tratamento adequado podem melhorar a qualidade de vida e a bem-estar geral do paciente.