Como diagnosticar a apneia do sono?
Inicialmente é necessário passar por um médico como: pneumologista, otorrinolaringologista, neurologista ou cardiologista. Para ter um diagnóstico da apneia será solicitado pelo médico um exame chamado polissonografia, que mede várias funções fisiológicas durante o período de sono para que possa investigar e dar início ao tratamento mais eficaz.
Fatos sobre a apneia do sono
A apneia do sono é um distúrbio que o fluxo de ar é interrompido repetidamente durante o sono.
Algumas curiosidades sobre a apneia do sono incluem:
- Os sintomas mais comuns da apneia do sono incluem ronco alto, sonolência constante, dores de cabeça e dificuldade de concentração.
- Existem três tipos de apneia do sono: obstrutiva, central e misto (combinação de ambas).
- A apneia do sono pode aumentar o risco de problemas de saúde, como riscos de problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, arritmias etc. Além disso, pode afetar também a qualidade de vida do paciente, causando cansaço, falta de concentração, sono excessivo, entre diversos incômodos causados em sua rotina.
- Existem diferentes formas de tratamento para a apneia do sono, que podem incluir desde mudanças no estilo de vida até o uso de dispositivos médicos ou procedimentos cirúrgicos em casos mais graves.
Lembre-se: O profissional vai analisar e identificar o tratamento mais apropriado para o diagnostico, seguir as orientações dele é de extrema importância. Um dos tratamentos indicado pelo profissional é o uso do equipamento CPAP, é umas das principais abordagens para tratar e reduzir os sintomas da apneia do sono.
O que é o CPAP
O CPAP é um aparelho que fornece um fluxo contínuo de ar sob pressão, evitando a interrupção da respiração e mantendo as vias aéreas superiores abertas. Este aparelho é usado em pacientes que foram diagnosticados com apneia obstrutiva do sono, onde as vias aéreas ficam bloqueadas, causando as interrupções na respiração.
O tratamento com o CPAP ajuda reduzir os sintomas causado pela falta de sono, proporcionando uma qualidade de vida melhor ao seu usuário. Ajuda a reduzir o risco de complicações que são associadas a apneia do sono, como problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, arritmias, entre outras.
É imprescindível que o uso do CPAP seja acompanhado por um profissional fisioterapeuta qualificado, que possa avaliar a eficácia do tratamento com o aparelho. Além disso, a manutenção e higienização adequadas do dispositivo são essenciais para garantir o bom funcionamento do aparelho e um bom resultado do tratamento e prevenir complicações a saúde.
O Grupo Microsom tem um time de fisioterapeutas para atender aos pacientes diagnosticados com apneia do sono que irão realizar e auxiliar no que for necessário para um excelente tratamento com o aparelho CPAP.
Marque uma avaliação gratuita e tire suas dúvidas com nossos profissionais.