👉 A apneia do sono é um distúrbio que o fluxo de ar é interrompido repetidamente durante o sono, resultando em períodos de baixa oxigenação no sangue.
👉 A diabetes é uma doença crônica, onde o corpo tem incapacidade/falta de produzir insulina, consequentemente não exercendo adequadamente sua função.
Embora pareçam ser condições distintas, estudos mostram que elas estão relacionadas de maneiras complexas.
A apneia do sono não apenas leva a uma qualidade de sono ruim, mas também pode ter impactos significativos na saúde geral.
Precisamos entender que:
- Pacientes diagnosticados com apneia do sono possuem um risco maior de desenvolver resistência à insulina, a principal causa no desenvolvimento do diabetes tipo 2.
- Quando o corpo começa a resistir à insulina dificulta a capacidade das células absorverem a glicose da corrente sanguínea, levando ao aumento dos níveis de açúcar no sangue.
- A apneia do sono está relacionada também à obesidade, outro fator de risco para o diabetes tipo 2.
- A obesidade pode contribuir para o desenvolvimento da apneia do sono, com o excesso de gordura pode comprimir as vias respiratórias, aumentando os riscos de interrupções durante o sono.
A relação entre apneia do sono e diabetes não se resume apenas aos seus fatores de risco em comum.
A apneia do sono não tratada pode dificultar ainda mais o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes, tornando o tratamento da doença mais desafiador. A falta um boa noite de sono pode afetar a regulação dos níveis de açúcar no sangue e a resistência à insulina.
Realizar o tratamento da apneia do sono, muitas vezes por meio da utilização do equipamento CPAP, pode ajudar a melhorar o controle do diabetes. Além disso, colocando alguns hábitos mais saudáveis na rotina, como uma alimentação saudável, práticas de exercícios e um preparo para uma boa noite de sono, pode reduzir tanto a gravidade da apneia do sono quanto o risco de diabetes tipo 2.
Reconhecer a relação entre esses diagnósticos é essencial para entender a necessidade de um tratamento adequado para a apneia do sono, procure então um otorrinolaringologista para receber as recomendações corretas sobre a apneia e tratamento.
Foi recomendado o uso do CPAP?
O Grupo Microsom tem um time de fisioterapeutas para atender aos pacientes diagnosticados com apneia do sono que irão realizar e auxiliar no que for necessário para um excelente tratamento com o aparelho CPAP.
Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jdi.12823