Ao cuidar da saúde auditiva e vocal, são dois os profissionais que muitas vezes são procurados para atendimento, sendo o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo. Embora ambos estejam tratando de áreas com problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta, cada um desempenha um papel diferente e possui sua área de especialização.
O otorrinolaringologista é o profissional especializado pelos cuidados, tratamento, clínico e cirúrgico, dos ouvidos, nariz e garganta.
Funções do otorrinolaringologista:
- Diagnóstico e tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta: O otorrinolaringologista é especializado no diagnóstico e tratamento de problemas como infecções de ouvido, sinusite, amigdalite, perda auditiva, tontura, distúrbios da fala e outros distúrbios relacionados ao sistema respiratório superior.
- Realização de cirurgias: O otorrino é o profissional que possui a formação necessária para realizar procedimentos cirúrgicos relacionados ao ouvido, nariz e garganta. Isso inclui cirurgias para correção de desvios de septo nasal, remoção de amígdalas, implante coclear, entre outras intervenções cirúrgicas.
O fonoaudiólogo, é um profissional especializado em avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios da comunicação humana. A especialização do profissional abrange diversas particularidades relacionados à fala, linguagem, voz, audição e deglutição.
Funções do fonoaudiólogo:
- Avaliação e tratamento de distúrbios da fala e linguagem: O fonoaudiólogo auxilia pacientes que apresentam dificuldades na produção de sons da fala, problemas de articulação, gagueira, atrasos na fala e distúrbios de linguagem, como afasia e dislexia.
- Diagnóstico e tratamento com a perda auditiva: O fonoaudiólogo também está envolvido no tratamento de pessoas com perda auditiva. O profissional auxilia na adaptação e acompanhamento no tratamento com aparelhos auditivos e implantes cocleares, bem como fornecer terapia auditiva para melhorar a compreensão da fala e a qualidade de vida do paciente.
- Tratamento de distúrbios da deglutição: O fonoaudiólogo é especializado no tratamento de problemas de deglutição, como disfagia, que podem afetar a capacidade de uma pessoa engolir adequadamente. Eles podem oferecer técnicas de tratamento e orientações relacionadas a alimentação para ajudar os pacientes diagnosticados a melhorar sua função de deglutição.
E como esses profissionais estão relacionados no tratamento da perda de audição com aparelhos auditivos?
O otorrino é responsável pelo diagnóstico de perda auditiva, realizando uma avaliação completa no paciente para compreender a causa da perda de audição. Este tipo de avaliação envolve também a realização de exames para um diagnóstico mais específicos.
Após essa avaliação, o profissional otorrino recomendará o tipo de tratamento mais eficaz para o nível de perda auditiva, podendo recomendar o uso de aparelhos auditivos.
O otorrino então oferece as orientações para iniciar o tratamento.
O fonoaudiólogo é responsável pelo início e acompanhamento do tratamento com aparelhos auditivos. Será realizada uma avaliação para que o profissional entenda o nível de perda auditiva e rotina do paciente, para que o aparelho seja adaptado conforme essas informações.
O paciente será auxiliado sobre o funcionamento do aparelho e o processo do tratamento, voltando para consultas de acompanhamento, assim será possível acompanhar o tratamento e adaptação com o aparelho auditivo.
Ambos os profissionais são responsáveis com papéis cruciais no cuidado da saúde auditiva e vocal, e uma colaboração entre eles pode ser necessária para fornecer o melhor tratamento possível aos pacientes.
O otorrinolaringologista recomendou o uso de aparelhos auditivos?
Entre em contato com a nossa central de atendimento e agenda uma avaliação para iniciar o seu tratamento com aparelhos auditivos.