A perda auditiva está relacionada a idade, mas em alguns casos os sinais podem aparecer em pessoas mais jovens. Algumas situações como exposição a ruídos altos, infecções e lesões no ouvido, uso de medicamento, entre diversos outros fatores, pode causar a perda auditiva de forma precoce.
Sabemos que a perda de audição está ligada diretamente ao bem-estar do paciente. Quando não tratada, o paciente pode sofrer com depressão e ansiedade, além de diversos outros fatores que vão impactar de forma negativa na qualidade de vida deste paciente. Por este motivo é importante fazer um teste de audição com o profissional fonoaudiólogo, para que qualquer anormalidade na sua audição seja detectada e tratada da forma mais eficaz, conforme a recomendação do profissional otorrinolaringologista.
Leia mais em: Você deve fazer um teste de audição?
Muitos são os motivos para fazer um teste de audição, desde detectar um problema até a um Check-Up anual para verificar se tudo está certo. Saiba quais são esses motivos:
- Tratamento precoce: Detectar um problema na audição ainda nos primeiros sinais ajuda a lidar com o tratamento de forma mais eficaz.
- O teste de audição é indolor: O teste de audição serve para avaliar o quanto o paciente escuta. Além de simples e eficaz, ele é indolor, então não é necessário ter nenhum tipo de receio ou medo.
- Melhor bem-estar e qualidade de vida: Tratando a perda auditiva da forma correta e eficaz, conforme indicado pelo profissional, o paciente consegue manter sua relação com os familiares e amigos, a realização dos seus hobbys e atividades, continuar frequentando os lugares que gosta, além de deixar o paciente satisfeito, o seu o bem-estar e a qualidade de vida vai ter um impacto de forma positiva.
- A perda auditiva não tratada: Como citamos no texto, a perda auditiva não tratada pode trazer muitas consequências para o paciente, como depressão, ansiedade, irritação, solidão, etc. Muitas são as consequências da perda auditiva não tratada, então buscar o profissional para um diagnóstico é imprescindível.
- Prevenir diagnósticos futuros: Ao fazer o teste de audição o profissional que realiza o exame pode identificar problemas futuros, conforme resultado do exame e hábitos do paciente, assim indicando formas para cuidar e proteger sua audição no seu dia a dia, evitando diagnósticos futuros.
Procure um profissional otorrinolaringologista e faça um teste de audição para identificar e prevenir qualquer problema de audição futuro.
Fonte:
http://www.hu.ufsc.br/setores/neuropsicologia/wp-content/uploads/sites/25/2015/02/artigo-ACM-2021-perda-auditiva-1045-3746-1-PB.pdf