A Síndrome da Apneia do Sono (SAOS) pode causar alterações fisiológicas no corpo que podem deixá-lo mais ansioso. O sono adequado ajuda o corpo a relaxar e se recuperar durante a noite, reduzindo a tensão muscular causada pelo estresse do dia.
As interrupções frequentes do sono prejudicam o processo restaurador, pois o corpo não consegue se recuperar do estresse do dia, então a ansiedade e a tensão muscular continuam a aumentar.
O cérebro também acha mais difícil lidar com o estresse quando está privado de sono, uma razão pela qual as pessoas com SAOS podem se tornar mais frágeis emocionalmente, levando até mesmo a depressão.
Os produtos neuroquímicos dentro do cérebro – que afetam o modo como uma pessoa pensa e afetam o humor de alguém – são afetados quando o sono não funciona de forma consistente. O coração e a pressão arterial também são afetados pela privação de sono, o que pode levar a problemas de saúde mais sérios.
É importante encontrar maneiras de reduzir a ansiedade e fazer mudanças saudáveis no estilo de vida refletem na qualidade de vida.
Uma dieta mais saudável acompanhada de exercícios podem melhorar a saúde física e mental, aliviando um pouco o estresse. O contato com a família e amigos também são vitais no processo, não só pelo apoio, mas pelo relaxamento que o tempo passado em boa companhia traz.
No ambiente Covid-19 de hoje, devemos manter uma distância segura, mas existem apps fáceis de usar que podem ser uma maneira divertida de se conectar com as pessoas. Ligações e mensagens de texto são sempre boas opções.
Ter uma boa noite de sono consistente é outra maneira de reduzir os níveis de ansiedade. Por isso que é fundamental permanecer com o uso do CPAP e manter seu equipamento limpo e funcionando bem.
Em caso de dúvidas ou mais esclarecimentos, a recomendação é procurar um médico de confiança.