Se você já ouviu falar ou viu vídeos com vela dentro do ouvido, atenção! Leia essa matéria que ajudaremos a entender o processo.
Existe uma antiga técnica chinesa feita com velas que é utilizada para diminuir a sensação de vertigem e tontura, para aliviar os sintomas de sinusite, rinite, outras alergias respiratórias, e para reduzir o zumbido, dor de ouvido, limpar a cera e impurezas do ouvido.
Este tipo de vela é uma espécie de canudo feito com algodão, cera de abelha e camomila que se coloca no meio de um prato para proteger a orelha, e assim, se acende uma chama. Os médicos acreditam que com o fogo é criado uma sucção para remover a cera do ouvido interno.
No entanto, não é uma técnica recomendada por otorrinolaringologistas devido os riscos de queimadura no rosto, canal auditivo e tímpano.
Uma quantidade normal de cera de ouvido, ou cerúmen como é clinicamente conhecida, é saudável, pois fornece uma barreira protetora contra sujeira e bactérias, agindo até mesmo como um hidratante para o canal auditivo, além de ser um ótimo repelente de insetos, por eles não gostarem do cheiro. Normalmente o corpo humano produz cera de ouvido apenas o suficiente para manter seus ouvidos saudáveis e elimina o excesso de forma natural.
Em situações em que o cerúmen estiver prejudicando a audição, é recomendado consultar um médico otorrinolaringologista para fazer lavagem do ouvido, que é um procedimento simples e baseado em técnicas seguras.
Continuemos a usar as velas para oferecer fragrâncias agradáveis ou iluminar os ambientes quando falta energia. Mas, para retirar cera de ouvido ou tratar infecções nos seios da face é importante e recomendado a procurar ajuda de especialistas.
Referencias:
https://www.healthyhearing.com/report/53120-Ear-candling-not-safe