Quando pensamos em cera de ouvido, automaticamente vem um sentimento de nojo ou repulsa. Mas, você sabia que a cera desempenha um papel muito importante na saúde auditiva?
1 – A cera de ouvido não é sinônimo de sujeira
Na verdade, a cera é um requisito para um canal auditivo saudável. É o resultado de que as glândulas sudoríparas e as glândulas de cerume, ou sebáceas, estão trabalhando. Sem a cera, os canais auditivos ficariam secos, causando coceira e seriam mais suscetíveis a arranhões e cortes internos.
2 – O ouvido é projetado para se livrar naturalmente da cera
As células da pele no canal auditivo são células de pele “migratórias”, ou seja, elas migram de dentro do canal auditivo para fora do canal auditivo. As novas células da pele no canal auditivo são formadas perto do tímpano e tendem a se expandir com o tempo, carregando cera e detritos com elas.
3 – Problemas com cera de ouvido são menos comuns do que você pensa
Graças ao processo migratório do canal auditivo, um verdadeiro “problema de cera” não é tão comum quanto você pode imaginar. Na verdade, aqueles que estão em maior risco de cerume são: os idosos, usuários de aparelhos auditivos e pessoas que costumam abusar do uso de hastes flexíveis. Raramente uma pessoa que não se enquadra em uma dessas categorias terá bloqueio do canal auditivo devido ao excesso de cera.
4 – Evite limpar os ouvidos com hastes flexíveis
O uso desse produto para a limpeza do ouvido, na verdade pode empurrar qualquer cera restante para dentro do canal auditivo. A maneira mais segura e eficaz de remover o cerúmen em excesso é visitar um médico ou profissional de saúde auditiva que possa ver dentro do seu canal auditivo e determinar a melhor maneira de remover a cera do ouvido, se for necessário. Caso contrário, práticas simples de higiene, como limpar a superfície do canal auditivo com um algodão ou toalha, deve ser suficiente para evitar que a cera de ouvido cause problemas.
5 – Excesso de cera pode ser confundido com perda auditiva
A perda auditiva geralmente é atribuída à cera, mas o problema real é com o ouvido interno. Milhares de pessoas que pensam que não estão escutando devido ao acúmulo de cera, quando são examinadas por profissionais de saúde auditiva, acabam descobrindo que o verdadeiro problema é a perda auditiva.
É importante lembrar que se houver alguma preocupação com a saúde auditiva, a recomendação é consultar um médico otorrinolaringologista.